STRANS – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito
Teresina, 23 de Julho de 2017

Você está em » Destaques Ver todas

Trânsito nos principais corredores de ônibus é beneficiado com proibição de estacionamento

26/06/2017 - 12h06
estacionamento

A proibição de estacionamento e parada no lado direito das principais vias públicas da cidade tem melhorado a circulação dos veículos e ainda tem proporcionado mais segurança aos pedestres que circulam por esses locais.
Desde sábado (24) foi proibido estacionar e parar ao longo da a Avenida Antônio Francisco de Almeida Neto, mais conhecida como a Avenida Principal do Dirceu. De acordo com o diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans, José Falcão, a proibição do estacionamento à direita nos principais corredores da cidade faz parte das ações de preparação da cidade para receber as faixas exclusivas e os corredores para ônibus. “Não poderemos permitir que um veículo estacione ou pare na faixa exclusiva para os ônibus, pois traria um grande transtorno para o trânsito no local, Estamos realizando as intervenções para que os ônibus possam circular com mais agilidade nos corredores”, acrescentou.
Falcão ressalta que a proibição de estacionamento à direita nas principais avenidas já tem proporcionado uma melhor circulação para os veículos. “A nossa cidade ganha mais de 30 mil veículos por ano no trânsito, por isso precisamos fazer intervenções a fim de reduzir o impacto que esse crescimento traz para a vida das pessoas”, ressaltou.
A intervenção na Avenida Dom Severino, onde é proibido o estacionamento de veículos à direita, por exemplo, criou uma novo grande corredor de tráfego que liga a cidade da Zona Leste à Zona Norte da cidade. “No início as pessoas reclamavam, mas agora já dá para perceber a melhoria na ao longo da avenida. E essa melhoria na circulação pode ser atribuída tanto ao fechamento dos retornos como a proibição do estacionamento à direita na via”, complementou.
O diretor reforça ainda que é preciso que os condutores criem o hábito de obedecer a sinalização nas vias. “As vias estão bem sinalizadas, mas infelizmente os condutores ainda teimam em desrespeitar a sinalização e com isso atrapalhar o trânsito”, enfatizou.
De acordo com o diretor de Operação e Fiscalização da Strans, Jaime Oliveira, o estacionamento irregular, especialmente, na área central e nos principais corredores de trânsito da cidade, ainda é um dos maiores problema do trânsito de Teresina. “Todos os dias temos agentes de trânsito nas vias para coibir o estacionamento irregular, mas infelizmente, os nossos condutores não obedecem a sinalização e insistem em estacionar em local proibido”, acrescentou.
O diretor ressalta que a penalidade para o veículo que estacionar e parar em local e horário proibido de acordo com a sinalização é uma infração grave no valor de R$ 195,23, que corresponde a cinco pontos na carteira de habilitação. “As pessoas precisam respeitar a sinalização e as regras de circulação. Somente assim, teremos uma trânsito melhor e mais seguro para todos”, finalizou.