STRANS – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito
Teresina, 17 de Outubro de 2017

Você está em » Destaques Ver todas

Prefeitura e parceiros realizam a abertura da Semana Nacional de Trânsito

18/09/2017 - 13h09

Será aberta hoje (18), a partir das 16h, no Teresina Shopping, a Semana Nacional de Trânsito, que tem como tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. A semana tem como objetivo conscientizar as pessoas para a necessidade de posturas e atitudes corretas para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. A abertura contará com a participação de todos os parceiros que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito.

Fazendo parte das ações a Strans vai realizar no shopping uma ação educativa para mostrar para as pessoas a necessidade do respeito às vagas de estacionamento para idoso e pessoa com deficiência. As vagas de estacionamento reservadas em estabelecimentos públicos ou privados e  de uso coletivo (art.24, XI CTB), para idosos e pessoas com deficiência ou com dificuldades de locomoção, só podem ser usadas mediante o uso do Cartão de Estacionamento Vaga Especial, no painel do veículo, em local visível. O cartão é emitido gratuitamente pela Strans.

Na oportunidade a superintendência irá realizar a entrada do processo de solicitação do cartão de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.

De acordo com a Gerente de Educação de Trânsito da Strans, Samyra Motta, neste ano a Semana Nacional de Trânsito está enfatizando a necessidade da mudança de comportamento por parte dos condutores. “As escolhas feitas pelas pessoas no trânsito podem fazer a diferença, por isso é importante alertar a todos para a necessidade de fazer as escolhas certas. Respeitar as vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência é uma atitude de cidadania, por isso vamos orientar as pessoas a respeitarem os espaços dos outros”, acrescentou.

A gerente ressalta que será realizada uma ação com a distribuição de panfletos educativos para as pessoas, pois é preciso ficar claro que o uso indevido dessas vagas é uma infração gravíssima e sujeita o veículo à multa no valor de R$293,47 e remoção do veículo. (art.181, XX, do Código de Trânsito Brasileiro).  “Na verdade, as pessoas precisam mudar o comportamento para assim garantir o espaço dos idosos e das pessoas com deficiência, com isso teremos uma cidade melhor para todos nós”, acrescentou.

Samyra reforça que na Semana Nacional de Trânsito as ações de educação são intensificadas com o objetivo de levar as pessoas a repensarem suas posturas no trânsito e mudarem suas condutas. “Neste ano o tema da semana nacional envolve exatamente o comportamento, que é o que tem sido a causa de muitos acidentes”, acrescentou.

A ações educativas serão realizadas ao longo da semana nos pontos de maior movimento da cidade. “Esse trabalho visa especialmente alertar à todos para a necessidade de mudar o comportamento no trânsito, pois somente assim conseguiremos ter um trânsito melhor e mais seguro.”, finalizou.