Teresina, 19 de Janeiro de 2018

Prefeito entrega VI Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito

21/12/2017 - 08h12
premio

O prefeito Firmino Filho entregou, na noite desta quarta-feira (20), no Palácio da Música, a entrega da premiação para os vencedores do VI Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito. O prêmio tem como objetivo estimular crianças, jovens, educadores, profissionais de comunicação, escolas, empresas e ONGs a refletirem sobre comportamento dos usuários no trânsito com vistas à sedimentação de hábitos que tornem o trânsito mais humano e seguro.

“Nós estamos na sexta edição dessa premiação e isso é uma coisa importante, é a perseverança em reconhecer aquelas iniciativas que visam promover uma mudança comportamental no trânsito. Nós sabemos que por causa do aumento da frota de veículos também aumentou o número de acidentes, principalmente de motocicletas, e é fundamental que nós possamos enfrentar esse desafio através da educação e da fiscalização nas vias. É preciso mudar os hábitos para que essa geração tenha uma convivência mais harmoniosa e mais segura. Quero parabenizar a Strans e todos os que participaram porque essa ação preserva vidas”, afirmou o prefeito.

Em todas as categorias, os vencedores do primeiro lugar no prêmio levaram a premiação em dinheiro de R$ 1.600 e, em segundo lugar, R$ 600, além de troféus. Já os professores orientadores dos alunos premiados receberam certificado. A banca que avaliou os trabalhos era composta por pessoas especializadas das áreas de trânsito, educação, comunicação e fotografia.

“O prêmio já faz parte do calendário de eventos de Teresina e vem incentivar aquelas pessoas que se preocupam em melhorar a condição do trânsito, já que elas fazem parte desse cenário e podem dar sugestões e ideias, e nós temos que estimular essa prática para que seja um exemplo de colaboração. Temos que ampliar a discussão nas escolas, nos meios de comunicação, em todos os lugares”, explicou o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Carlos Daniel.

A jornalista Marta Alencar, do Portal AZ, ganhou o prêmio pela segunda vez. Este ano, a profissional ficou em primeiro lugar na sub-categoria portal ou internauta, com a publicação da reportagem “Excesso de velocidade no trânsito: uma arma letal contra a vida”.

“É o reconhecimento de um trabalho que exige muita dedicação. Ao mesmo tempo em que a gente escreve sobre um assunto também aprende um pouco e leva pra vida prática. Depois de conhecer as histórias das vítimas de trânsito que eu entrevistei passei a ter mais atenção quando vou dirigir, especialmente com o excesso de velocidade. Essa premiação agrega muitos valores e estimula o cidadão a pensar sobre o assunto”, finalizou a jornalista.

Os premiados

Na subcategoria Escola Pública, em primeiro lugar a vencedora foi a CEMEI Residencial Firmino Filho, e em segundo lugar a vencedora foi o CEMEI Alda Maria de Almeida F.C. Branco.

Na Categoria Aluno, na subcategoria Ensino Infantil, pré-escola, em primeiro lugar a vencedora foi o aluno Erik Fernando de Sousa Vieira e em segundo lugar a vencedora foi Kiara Rafaely Costa de Oliveira Já na categoria Aluno, de 1º a 3º Ano, em primeiro lugar ficou Mirella Menezes dos Reis e em segundo lugar ficou o aluno Felipe Ruan Costa Pessoa.

Na categoria aluno de 4º a 6º ano em primeiro lugar a estudante Emília Oliveira de Medeiros e em segundo lugar a aluna, Lara Beatriz Barbosa Aires Já na categoria aluno de 7º a 9º ano em primeiro lugar foi a aluna Hanah Zeidam de Medeiros em segundo lugar a aluna Lara Alves da Silva.

Na categoria aluno Ensino Médio em primeiro lugar a aluna Ana Carolina Sousa Dias, em segundo lugar Sabrina Ruthiele Santos de Carvalho. Já na categoria Aluno Ensino Superior em primeiro lugar Natan Alves Lima e em segundo lugar Lizandra Flávia Macedo Moura.

Os vencedores na categoria Profissionais da Comunicação, subcategoria, Jornal/ Revista, em primeiro lugar foi Claryanna Alves de Araújo, Jornal Diário do Povo, e em segundo lugar Caroline Silva Oliveira, Revista Cidade Verde. Já na subcategoria Rádio em primeiro lugar ficou Danielle Vitória Costa de Sá, Rádio Verdes Campos, e em segundo lugar José Anchieta Lopes Cardoso, Rádio Assembleia.

Na subcategoria TV em primeiro lugar Andrelson Delmiro Correia da Silva, TV Clube, em segundo lugar, Egidio Brito, TV Cidade Verde. Na subcategoria portal ou internauta, em primeiro lugar Marta Thais Alencar Cosme, Portal AZ, e em segundo Gilcilene Rodrigues de Aráujo, Portal G1/PI.

Na categoria fotografia em primeiro lugar ficou Maria Cristina dos Santos Paulo e em segundo lugar Gabriel Torres. Na categoria Reponsabilidade Social – Pessoa Jurídica, em primeiro lugar ficou Projeto Mirim Cidadão, em segundo lugar, Faculdade Estácio de Teresina Na categoria Responsabilidade Social – Pessoa Física, em primeiro lugar, José Silva Oliveira, e em segundo lugar, Carmem Antonia Portela Leal.