Teresina, 19 de Janeiro de 2018

Prefeito aprova valor de tarifa de ônibus abaixo do estipulado por Conselho de Transporte

09/01/2018 - 12h01
buzuzao

O prefeito Firmino Filho definiu hoje o valor da tarifa de ônibus da capital após analisar o reajuste aprovado pelo Conselho de Transporte Coletivo de Teresina. Em reunião realizada na última quinta-feira, o Conselho aprovou, pela maioria dos seus membros, o reajuste na passagem, estipulando R$3,71 para a tarifa inteira e R$1,18 para a estudantil. O chefe do executivo municipal, entretanto, estabeleceu que o valor da passagem inteira será de R$3,60 e para estudante R$1,15.

Há cinco anos, desde que assumiu seu quarto mandato, o prefeito Firmino Filho não concedia reajuste no valor da tarifa para estudantes. “Concedemos esse reajuste com um valor abaixo do que foi aprovado pelo Conselho de Transporte Coletivo ao analisarmos a conjuntura econômica do momento e o incremento dos insumos que compõem a planilha do transporte público na nossa capital”, disse o prefeito.

Segundo dados do Conselho de Transporte Coletivo de Teresina, houve um incremento nos insumos como óleo diesel, que teve reajuste de 7%, remuneração da categoria (motorista e cobradores) que aumentou em mais de 8%, salário mínimo em 6,4% e veículos, que foi incrementado em 7%.

Todos esses fatores são analisados na hora de definir valores. O Conselho de Transportes já tinha começado a se reunir no ano passado para discutir o assunto, e na última semana se reuniu com todos os seus membros, entre eles representantes dos estudantes, Associação dos Deficientes Físicos, representantes de empresas de ônibus e de órgãos da Prefeitura de Teresina para discutir a planilha e chegar a um consenso sobre o valor. “Foi baseado nesse conjunto de fatores, analisando esses dados e em consonância com a equipe econômica, que chegamos a esse valor. A Prefeitura terá que dar a contrapartida para que o sistema continue funcionando”, observou.

O prefeito Firmino Filho lembra ainda que novos ônibus entraram em circulação e paralelo a isso, houve uma redução no número de usuários de transportes públicos na cidade. “A Prefeitura de Teresina vem trabalhando ao longo do tempo para garantir melhorias para os usuários do transporte público da cidade. Atualmente, estamos finalizando a construção dos corredores exclusivos de ônibus e dos terminais de integração. Houve um incremento na frota de ônibus, com a aquisição de ônibus com ar-condicionado, e estamos fazendo um conjunto de obras que irão melhorar o nosso sistema de transporte público”, destacou. Os novos valores já começam a vigorar a partir de amanhã (09).

Confira o decreto