STRANS – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito
Teresina, 17 de Novembro de 2017

Você está em » Destaques Ver todas

Firmino destaca importância da inovação no transporte e transparência em cálculo de tarifa

25/10/2017 - 13h10

 

O prefeito Firmino Filho fez a abertura do Seminário sobre Transporte Urbano na manhã desta quarta-feira (25). Promovido pela Superintendência Municipal de Transporte Urbano de Teresina, o evento busca discutir o panorama atual do setor no Brasil e na cidade e a apresentação de um novo cálculo de tarifa de transporte público pela Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Na abertura do seminário, Firmino destacou a importância da inovação e da adoção de uma atitude competitiva por parte do setor, aliadas ao novo sistema que está sendo implementado para que os usuários passem a conferir a eficiência do sistema.
“Temos que recriar e fortalecer as formas de transporte coletivo e ativo – a bicicleta e a caminhada – e esse é um desafio que está aberto a todas as cidades grandes e médias de todo o Brasil. Portanto, Teresina, que fez o seu Plano Diretor de Transporte Coletivo sintonizada com todo esse processo de reversão, está tirando do papel esse modelo e queremos que até o final do próximo ano ele esteja plenamente estabelecido em toda a cidade. Queremos inovação, melhoria na construção desse novo modelo de mobilidade urbana”, disse.
Esse novo cálculo que será apresentado pelos técnicos da ANTP está sendo difundido por todo o país. Segundo o prefeito, ele é de mais fácil entendimento e isso é que confere mais transparência para que a população saiba o que está sendo colocado na planilha.
“Todo um debate foi feito no país e agora tende-se a ter uma nova padronização dessas planilhas. Importante que esse debate seja feito de forma transparente para que possamos avançar na mensuração dos custos do setor. O usuário tem o direito a saber o que ele está pagando. Estamos buscando saber se ela efetivamente ela entrega todas essas promessas, se ela entregar, obviamente será adotada. Acreditamos que ela será mais precisa em relação ao que já está na planilha. O que vai influir na tarifa é o novo modelo do transporte coletivo. Esperamos que ele tenha mais racionalidade, seja mais eficiente. Se isso acontecer, nós vamos ter menos tendência de aumento de custos nos próximos anos. É esse um dos motivos que levaram a adoção desse novo modelo”, explicou.
Na programação do seminário estão ainda as palestras do diretor técnico da NTU, André Soares Dantas, sobre “Rede Integrada”, e, para finalizar, o superintendente da Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Luiz Carlos M. Néspoli, vai falar sobre “A Nova Planilha de Cálculo Tarifário”. Durante todo o dia de hoje (25) e esta quinta (26), os consultores da ANTP ministra uma oficina de capacitação sobre a nova metodologia para um grupo de técnicos da área e convidados.