Teresina, 19 de Janeiro de 2018

Centro de Controle Operacional vai monitorar corredores exclusivos

09/01/2018 - 12h01
tachoes

O Centro de Controle Operacional (CCO), que atualmente está em fase de licitação, terá como objetivo principal fazer o controle operacional de parte dos semáforos, cruzamentos e corredores exclusivos para ônibus para, a partir daí, fazer as intervenções necessárias para melhorar a fluidez no trânsito de Teresina. O Centro vai funcionar na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e tem um investimento de R$ 29,54 milhões.

De acordo com o diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans, José Falcão, com a liberação desse recurso será iniciado o processo de licitação da Central de Controle, que dará mais segurança ao trânsito e aos usuários. “Nossa ideia é proporcionar mais segurança para as pessoas e para os veículos que vão transitar nos corredores, pois com o sistema poderemos monitorar e fazer as intervenções necessárias para melhorar a fluidez da via”, comenta.

Falcão reforça ainda que o sistema será composto por câmeras e semáforos que irão funcionar de forma integrada, a fim de otimizar a utilização dos corredores exclusivos para ônibus. “Todos esse trabalho é para que os corredores tragam mais agilidade para o transporte público”, enfatizou.

O projeto do CCO está passando por uma adequação de preços para que seja iniciado o processo de licitação. “Nossa expectativa é que a licitação seja realizada nesse primeiro semestre do ano, para que seja finalizado o processo de implantação até o final de 2018. Com o funcionamento do CCO teremos o monitoramento do trânsito e dos corredores em tempo real”, finalizou Falcão.