STRANS – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito
Teresina, 15 de Dezembro de 2017

Você está em » Destaques Ver todas

Avenidas estão sendo preparadas para implantação das faixas exclusivas

28/03/2017 - 10h03
faixas
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) está concluindo a implantação do pavimento rígido nas avenidas que receberão as faixas exclusivas para ônibus.  As vias também ganharão sinalização vertical e horizontal e abrigos para passageiros.
Ao todo são 11 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus que devem proporcionar mais agilidade para o transporte público em toda capital.  De acordo com a engenheira Adélia de Melo, o pavimento rígido está sendo feito nos locais onde serão colocados os abrigos metálicos para os usuários de ônibus. “Estamos fazendo esse pavimento para garantir uma maior durabilidade para a faixa”, acrescentou.
As faixas exclusivas fazem parte do conjunto de obras de mobilidade urbana da cidade. “Assim como os corredores, as faixas exclusivas estão sendo implantadas para garantir mais agilidade e um transporte público com mais qualidade para os usuário”, enfatizou Adélia de Melo.
Nas vias públicas onde terão as faixas exclusivas serão implantados 53 abrigos metálicos para passageiros. “Esses novos abrigos que serão implantados nas avenidas terão rampas de acessibilidade para atender  pessoas com deficiência”, acrescentou.
A Lei que trata da mobilidade urbana cita que os serviços de transporte público coletivo devem ter prioridade sobre o transporte individual motorizado, portanto, as ações estão sendo realizadas seguindo a legislação, sempre priorizando já que o transporte coletivo que beneficia um maior número de pessoas.
As faixas estão sendo implantadas nas seguintes vias:
1. Avenida Miguel Rosa – trecho da Rua Rui Barbosa até a Avenida Maranhão;
2. Avenida Maranhão – da Alameda Parnaíba até o Conjunto Saci;
3. Avenida Joaquim Nelson – do Terminal do Livramento até o cruzamento com a Avenida José Francisco de Almeida Neto, avenida principal do Dirceu;
4. Avenida Zequinha Freire;
5. Expedicionários e Higino Cunha – trecho da Miguel Rosa até a Ponte Wall Ferraz