Aconteceu na manhã desta terça-feira (18), na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), a abertura da Semana Nacional de Trânsito, que este ano tem como tema “Nós somos o trânsito”. A Semana tem como objetivo conscientizar as pessoas para a necessidade de posturas e atitudes corretas para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. A abertura contou com a participação de todos os parceiros que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito, de faculdades, dos Centros Municipais de Ensino Infantil Residencial Firmino Filho e Alda Maria de Almenda e ainda do Instituto Educacional São Sebastião.

De acordo com a gerente de Educação de Trânsito da Strans, Samyra Motta, as ações educativas são feitas todos os dias do ano, mas na Semana Nacional o trabalho é intensificado. “Estamos nos unindo para atingir o maior número possível de pessoas, pois assim conseguiremos melhorar o trânsito de nossa cidade. Estamos recebendo crianças, que são os nossos melhores multiplicadores, pois eles sempre reclamam das atitudes erradas dos adultos no trânsito”, disse.

Samyra reforça que ao longo da Semana muitas ações serão feitas em vários pontos da cidade. “Amanhã, por exemplo, faremos uma atividade voltada para os pedestres, que são os personagens mais frágeis do trânsito. Nossa ideia é conversar com essas pessoas e mostrar para eles a importância na travessia na faixa de pedestre”, disse.

O diretor do DNIT, Ribamar Bastos, reforça que as ações educativas são muito importantes para proteger a vida das pessoas. “Acreditamos que a educação das crianças e jovens é uma excelente forma de educar os adultos, pois eles são os melhores multiplicadores dessas informações. Os dados nos mostram que 90% dos acidentes ocorrem por falha humana, por isso é tão importante trabalhar na educação desse condutor”, explicou.

O Instituto Educacional São Sebastião desenvolveu o projeto “No Reino da Sinalização”, no qual participam crianças com idade entre 6 e 10 anos, que através de atividades lúdicas conhecem a importância do bom comportamento no trânsito. A diretora da escola, Francimar Piauilino Costa, enfatiza que os alunos sempre têm muito interesse nas atividades que envolvem a temática trânsito. “Fizemos uma peça teatral com o tema e eles participaram com muito entusiasmo. Sempre estamos mostrando para eles que uma atitude errada no trânsito pode trazer sérias consequências”, finalizou.

Confira abaixo as atividades da Semana Nacional de Trânsito:

Dia 19/09 – Atividade educativa com pedestres

Local: BR 343 (Em frente ao Carvalho do Tancredo Neves)

Dia 19/09 – Ação educativa no SAMU estadual

Local: SAMU Estadual (Próximo à empresa Guanabara da BR 343)

Dia 20/09 – Caravana do Trânsito

Local: Escola Municipal Eurípedes Aguiar

Dia 21/09 – Blitz Educativa

Local: Em frente à sede da PRF (Av. João XXIII)

Dia 24/09 – Caravana do Trânsito nas escolas

Local: Hospital Getúlio Vargas (HGV)

Dia 25/09 – Encerramento

Local: Cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa

Ainda não há comentários.